top of page
Saiba o que os educandos tem a dizer:  

 

   

No decorrer do processo histórico nos deparamos com tecnologias cada vez mais avançadas e que fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens do mundo moderno, cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulário pobre, registros escritos incoerentes para a faixa etária e que apresentam o processo criativo limitado.

 

   Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

 

    Segundo Bakhtin (1992) a literatura infantil é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

 

    Pensando nisso há dois eixos fundamentais  que contribuem para que a criança adquira o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Para aguçar a curiosidade da criança cabe ao educador proporcionar momentos de prazer e descontração utilizando o livro como ferramenta de diversão e aprendizagem. Sair da sala de aula e proporcionar outros espaços auxiliará na concentração e desejo de conhecer e manipular o livro.

 

    Foi comprovado através de estudos que um educadorr só poderá formar bons leitores, se ele próprio for um leitor competente. O aluno será um bom leitor se ver a leitura com prazer. Assim, a leitura poderá ser um hábito saudável, capaz de formar cidadãos conscientes, competentes, com sensibilidade e imaginação.

 

    Para que possamos contemplar todos os aspectos relacionado a leitura com os educandos do Ensino Fundamental I, desenvolvemos o Projeto Aprender, ler e criar...é só começar.

 

    A proposta é a primeiro momento atender os educandos que apresentam alguma defasagem no que diz respeito ao processo de leitura e escrita, seja pela falta de gosto pelo livro, pela falta de incentivo pela família e por questões de linguagem que não favorecem o processo de aprendizagem.

 

    Os educandos foram selecionados pelas educadoras regentes de sala e terão uma aula semanal de 50 minutos com a educadora Ligia Priscila Pacheco.

 

 

    Será uma aula semanal após o horário que os educandos estudam, organizados em dois grupos: 2ºs e   3ºs  -   4ºs  e 5ºs anos.

 

 

 

   Sejam bem-vindos!!!!!

 

 

 

 

 

Por que pensamos nesse projeto?

bottom of page